Publicado em 30 de abril de 2024 | Categoria: Notícias
O caso de uma iraquiana de 45 anos ganhou destaque na revista Clinical Case Reports após a mulher ter apresentado extrema alergia ao analgésico e antipirético ibuprofeno.
De acordo com o relato de caso, ela teria manifestado sintomas da chamada síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) depois de tomar uma única dose de800mg do medicamento e foi levada ao hospital apresentando manchas vermelhas na pele do rosto, dos braços e das pernas. Mas o mais impressionante foi a presença de um grande inchaço facial e pus nos olhos. A paciente ficou entubada e passou sete dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A síndrome SSJ é uma reação mucocutânea rara e grave muitas vezes provocada pelo uso de medicamentos. Geralmente começa com febre, dores de cabeça, tosse, ceratoconjuntivite (inflamação da conjuntiva e da córnea nos olhos) e dores no corpo, seguidos por sinais como feridas, lesões bucais, bolhas e danos extensos à superfície da pele. Embora rara, é importante que os profissionais de saúde e pacientes fiquem alertas no reconhecimento dos sinais/sintomas da SSJ para intervenção precoce. O paciente que apresentar reações cutâneas (erupção cutânea, prurido e urticária) deve procurar auxílio médico.
Salienta-se que outros medicamentos usados para tratar a febre e a dor – como a dipirona, o naproxeno e o paracetamol – também podem causar reações cutâneas graves, como a SSJ.
A notificação das suspeitas de eventos adversos são fundamentais para o monitoramento da segurança referente a medicamentos ou vacinas. No Brasil, a comunicação de suspeita sobre um evento adverso mesmo que não confirmada é feita por meio do sistema eletrônico VigiMed da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed
Foto: Freepik
Fonte: CFF
Tags: alergia, cuidado, medicamento, síndrome, stevens-johnson
SCS Quadra 4 Bloco A Lote 49 - Sala 605
Edifício Embaixador, Asa Sul
Brasilia / DF - Cep 70300-907
(61) 3226-0808 / 3226-0872
(61) 99649-2471
COPYRIGHT © 2018 | Todos os direitos reservados - Sitecontabil
Nenhum comentário para "Alergia a ibuprofeno pode levar a reação adversa grave"
Nenhum comentário até o momento.