Publicado em 23 de junho de 2025 | Categoria: Notícias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que, até o momento, não houve alteração na classificação de segurança para o uso do medicamento ELEVIDYS® (delandistrogeno moxeparvoveque) e reitera à população e aos profissionais de saúde brasileiros que a utilização do ELEVIDYS® no país permanece autorizada apenas dentro dos limites aprovados:
A Anvisa recebeu, por meio de comunicação oficial da empresa Roche Farmacêutica, representante do produto no Brasil, atualizações relacionadas à segurança do medicamento ELEVIDYS®, após a ocorrência de dois óbitos nos Estados Unidos associados a casos de falência hepática aguda em pacientes não deambuladores (ou seja, incapazes de andar sem assistência) com distrofia muscular de Duchenne.
Diante da gravidade dos eventos relatados e da decisão da empresa Sarepta Therapeutics, representante do produto nos Estados Unidos, de suspender temporariamente o uso de ELEVIDYS® em pacientes não deambuladores naquele país, a Anvisa reforça que:
A Anvisa mantém monitoramento constante do perfil de segurança do produto por meio de seu sistema de farmacovigilância (VigiMed) e reforça a importância de que todos os eventos adversos suspeitos sejam notificados por profissionais de saúde e responsáveis pelos pacientes. A ocorrência ou não de efeitos cuja causa está relacionada ao medicamento é avaliada caso a caso, com base em critérios técnicos e científicos.
A Agência permanece em contato direto com a empresa Roche Farmacêutica para atualização contínua dos dados de segurança e eficácia do medicamento em questão, e adotará medidas adicionais, se necessário, em alinhamento com as melhores práticas internacionais de proteção à saúde pública.
Além disso, a Anvisa reforça que o medicamento ELEVIDYS® deve ser utilizado exclusivamente conforme aprovado, respeitando as indicações específicas e as recomendações descritas na bula. O uso fora dessas condições representa risco à saúde.
Recomenda-se que dúvidas, efeitos indesejáveis ou suspeitas de eventos adversos relacionados ao ELEVIDYS® sejam registrados imediatamente no sistema VigiMed.
Para mais informações sobre o ELEVIDYS®, consulte o Parecer Público de Avaliação do Medicamento ELEVIDYS® (delandistrogeno moxeparvoveque), disponível no portal da Agência:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/sangue/terapias-avancadas/ensaios-clinicos-autorizados/cartas-de-aprovacao/ppam-elevidys-diagramado.pdf
A Anvisa segue comprometida com a transparência, a segurança dos pacientes e a vigilância contínua de produtos sob sua regulação sanitária.
Foto: Divulgação / Matheus Brasil / Ministério da Saúde
Fonte: Anvisa
Tags: anvisa, atualização, elevidys, terapia
SCS Quadra 4 Bloco A Lote 49 - Sala 605
Edifício Embaixador, Asa Sul
Brasilia / DF - Cep 70300-907
(61) 3226-0808 / 3226-0872
(61) 99649-2471
COPYRIGHT © 2018 | Todos os direitos reservados - Sitecontabil
Nenhum comentário para "Atualizações sobre o uso do medicamento de terapia avançada ELEVIDYS® (delandistrogeno moxeparvoveque)"
Nenhum comentário até o momento.