Publicado em 19 de outubro de 2023 | Categoria: Informativo, Notícias
Não é apenas no mês de outubro que o câncer de mama deve entrar em discussão. Afinal, para muitas mulheres e também alguns homens, este inimigo não tem data marcada para aparecer. Nesse sentido, o papel dos profissionais de farmácia torna-se crucial o ano todo, mas especialmente quando o Outubro Rosa chega para intensificar os diálogos sobre prevenção e detecção precoce.
As projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são alarmantes: cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama devem surgir anualmente entre 2023 e 2025. Isso significa que, desconsiderando o câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais incidente entre mulheres no Brasil. Além disso, vale lembrar que cerca de 1% desses casos afeta homens.
Aproximadamente 10% dos casos têm um componente hereditário, de acordo com o geneticista e CEO do meuDNA, Dr. David Schlesinger. “Além disso, fatores como obesidade, além do consumo de álcool e cigarro, estão frequentemente associados ao risco”, alerta a ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Helga Marquesini.
“Mulheres com idade avançada, primeira menstruação precoce, menopausa tardia, reposição hormonal e exposição à radiação ionizante também estão no grupo de risco”, completa o oncologista clínico no Hospital São Marcelino Champagnat e Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), Dr. Luís Felipe Matiusso de Souza.
Agora, veja as dicas da coordenadora do Setor de Tomografia Computadorizada e Intervenção Percutânea do A.C. Camargo Cancer Center e membro da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Vascular (Sobrice), Dra. Paula Nicole Vieira Pinto Barbosa, sobre como o farmacêutico pode ajudar orientando sobre o autoexame de câncer de mama:
Farmacêuticos e profissionais de saúde podem ser a primeira linha de conscientização, fornecendo orientações cruciais sobre o autoexame de mama e outros procedimentos. Aqui vão algumas diretrizes:
1. Ensine o paciente a observar as mamas, buscando por alterações visuais.
2. Recomende levantar os braços durante o autoexame para notar possíveis mudanças.
3. Oriente sobre o uso de movimentos circulares com os dedos para examinar cada mama.
4. A umidade do banho pode facilitar o exame; sugira que seja repetido nessa condição.
5. Ao notar algo fora do comum, a consulta médica deve ser imediata.
Foto: Reprodução
Fonte: Guia da Farmácia
Tags: câncer, farmacêutico, farmácia, INCA, mama
SCS Quadra 4 Bloco A Lote 49 - Sala 605
Edifício Embaixador, Asa Sul
Brasilia / DF - Cep 70300-907
(61) 3226-0808 / 3226-0872
(61) 99649-2471
COPYRIGHT © 2018 | Todos os direitos reservados - Sitecontabil
Nenhum comentário para "Como o farmacêutico pode ajudar orientando sobre o autoexame de câncer de mama"
Nenhum comentário até o momento.