Zetti traz ao Brasil robô que dispensa medicamentos na farmácia

Publicado em 09 de setembro de 2025 | Categoria: Notícias

A dispensação automatizada e inteligente de medicamentos em farmácias e centros de distribuição começa a ganhar corpo no Brasil, com novos players entrando nessa área.

É o caso da Zetti, que apresentou um robô que faz a dispensação de medicamentos durante o Abrafarma Future Trends 2025, realizado em agosto, na capital paulista.

No evento, a empresa demonstrou um equipamento com capacidade para 5 mil unidades de produtos, com esteiras, prateleiras deslizantes e braços robóticos. O equipamento pode ter diferentes dimensões e ser instalado dentro da farmácia, atrás do balcão, segundo a legislação brasileira, ou em centros de distribuição.

Além de medicamentos, pode ser utilizado para Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) de alto valor agregado e produtos visados para roubos e furtos. É possível instalar também uma câmara fria, para itens que necessitam de refrigeração, como canetas de emagrecimento. O robô comporta cerca de 50% do estoque de uma farmácia de grande porte.

Em entrevista para o Guia da Farmácia durante o evento, Gustavo Sardinha, CMO da Zetti (à esquerda na foto), explicou que o robô tem Inteligência Artificial e que o sistema sempre prioriza a data de vencimento do produto – aquele que tiver mais próximo do vencimento, será dispensado de forma mais rápida, reduzindo um dos grandes problemas enfrentados pelas farmácias.

Além disso, existe integração com a retaguarda informando automaticamente para o setor de compras os produtos que foram vendidos, para que seja providenciada a reposição.

“Outra vantagem é a interação humana. Um operador consegue controlar toda a máquina com interações muito simples”, afirmou o executivo.

Parceria com a GS1 Brasil

O controle e a separação dos produtos são realizados por meio de códigos de barras, OCR (reconhecimento óptico) ou do GS1 DataMatrix, também conhecido como código 2D, um padrão desenvolvido pela GS1 para a área de healthcare para controle e gestão de medicamentos e dispositivos médicos.

“Dentro do GS1 DataMatrix, temos o código de barras, o GTIN, mas outras informações também podem ser complementadas, como lote, data de fabricação, data de validade, número de série e, com isso, ter uma gestão muito mais acurada”, afirmou o executivo de negócios da GS1 Brasil, Fabiano Riva. Além disso, essas informações permitem fazer a rastreabilidade do produto, da origem até o consumidor final.

A GS1 Brasil estabeleceu uma parceria com a Zetti para estimular a adoção do DataMatrix. “Este robô é uma tecnologia muito nova no Brasil. Mas, como toda tecnologia ligada ao varejo, a GS1 sempre está junto através dos seus padrões de identificação. A gente sempre busca apoiar inovações com os nossos códigos e padrões”, afirmou Riva. Nossa expectativa com essa parceria é que a indústria perceba o quão importante é essa informação para a automação”, completou.

Riva comentou que trabalhar com esse tipo de robô, que envolve grande volume de informações para automação, é preciso ter dados estruturados e o Datamatrix facilita isso.

“A área farma lida com questões críticas, como controle de validade, de temperatura e quantidades de produtos. Se tenho tudo estruturado,  sei exatamente quantos produtos entraram, quantos saíram, se preciso ou não ampliar o robô, ou seja, informações estratégicas dentro do negócio’, disse o executivo da GS1 Brasil.

Cenário de automação

robo-gollman-para-dispensacao-de-medicamentos-zetti-tech

De acordo com Sardinha, da Zetti, a automação no mercado farma com esse tipo de solução na Europa já é uma realidade. “São quase 4 mil robôs instalados entre farmácias, hospitais e centros de distribuição. No Brasil, ainda é o início de uma operação”.

O executivo acredita que, no País, o robô terá espaço em lugares onde o metro quadrado é muito caro, pois reduz em mais de 60% o espaço de armazenamento. “Dentro de um shopping center, por exemplo, o payback de um equipamento desse é de um ano, porque o preço do metro quadrado para locação é elevado”, disse Sardinha.

Lojas com mezanino, por exemplo, também podem se beneficiar desse tipo de equipamento, instalando o robô no mezanino e aproveitando todo o espaço da loja para exposição.

“Dentro de pequenos centros de distribuição ou “lojas pulmão” (que abastecem outras outras na mesma região), o robô se torna um mini centro de distribuição, porque ele tem as bandejas de dispensação automáticos e eu posso imediatamente mandar os pedidos de remanejamento de lojas, ou utilizar para fazer a remessa de reposição da loja do dia”.

Essas são as apostas iniciais da Zetti, empresa que surgiu da fusão da Vetor Soluções e da Zetti Argentina, que já tem uma operação consolidada com 70% de market share nas farmácias locais com soluções de software. “A partir dessa junção, criamos a Zetti Brasil, com o produto principal nosso, que é um software de retaguarda e de PDV, de frente de loja. E agora estamos entrando no segmento de hardware, com a representação exclusiva dos robôs Gollman, que são líderes na Europa”, explicou Sardinha.

Fotos: Guia da Farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Zetti traz ao Brasil robô que dispensa medicamentos na farmácia"

Nenhum comentário até o momento.

Filiado a ABC FARMA e FECOMÉRCIO

SCS Quadra 4 Bloco A Lote 49 - Sala 605

Edifício Embaixador, Asa Sul

Brasilia / DF - Cep 70300-907

(61) 3226-0808 / 3226-0872

(61) 99649-2471

Interessado em nossos serviços?

Entre em contato e faça uma parceria de sucesso!